A trombose venosa profunda (TVP) e o tromboembolismo pulmonar (TEP) são doenças inter-relacionadas e que acometem milhões de pessoas todos os anos.
A trombose venosa profunda pode ser suspeitada através de achados do exame físico. Um sinal sugestivo da doença é o Sinal de Homan. Os exames confirmatórios de TVP incluem o ecodoppler venoso dos membros inferiores, análise do dímero D e angiografia.
Quando Suspeitar? A suspeita clínica na emergência geralmente surge a partir de duas queixas: Dor e edema assimétrico de membros. Pode haver ainda sinais flogísticos locais e alterações de sensibilidade. Em casos mais avançados é possível que haja perda de função do membro com dificuldade de mobilização.
O tromboembolismo venoso acontece quando um coágulo se forma na circulação sanguínea, prejudicando o fluxo de sangue nas veias pelo organismo. Essa doença é muito comum e, quando não tratada corretamente, pode se agravar e até levar a morte.
A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia.
Nos casos de trombose venosa pode ser feito doppler ou angiotomografia e nos casos de trombose arterial o melhor exame é angio tomo ou angioressonância a depender da área suspeita.
Trombose Venosa Profunda: como diagnosticar?
Sintomas de uma trombose venosa profunda
Sinais claros podem indicar o desenvolvimento de coágulos sanguíneos (trombose): Uma dor diferente da dor da cirurgia. Vermelhidão ao longo da perna (que aparece de repente ou inchaço que está piorando) Inchaço na perna (que apareceu de repente ou inchaço que está piorando)