ly. Símbolo para ano-luz (da expressão anglófona light year), medida de comprimento.
O sufixo "LESS" é muito comum na língua inglesa. Ele é utilizado para dar sentido de "menos" ou "sem" às palavras.
O sufixo -less serve para expressar ideia contrária do sufixo -ful. Assim, -less significa "menos", "sem". Portanto, ao ver uma palavra como "homeless" você já sabe que se trata da palavra "home", (casa, lar) e o sufixo -less (sem).
–ly. Por sua vez, o sufixo –ly forma advérbios. Em português, seria o nosso sufixo –mente: joyfully (alegremente), eagerly (ansiosamente), exactly (exatamente), hardly (dificilmente), quickly (rapidamente) e certainly (certamente).
Os sufixos –ible/-able são utilizados para formarem adjetivos que signifiquem "possível, capaz de algo, apropriado". Por um exemplo, se tomarmos a palavra "accept" (aceitar) e adicionarmos "able", teremos "acceptable" (aceitável). Ou seja, "[possível, capaz de, apropriado] de ser aceito".
XOXO é uma gíria na língua inglesa e significa "hugs and kisses", que é traduzido para "beijos e abraço" em português. ... Algumas pessoas consideram o X como uma representação de dois lábios de tocando, ou seja, duas pessoas se beijando. Já a letra O corresponderia a quatro braços formando um abraço.
TY = Thank You.
Em contrapartida, o sufixo –ful também transforma substantivos em adjetivos, mas indica a "existência de": meaningful (significativo), painful (doloroso), useful (útil), successful (bem-sucedido), powerful (poderoso) e tasteful (saboroso).
A tradução de less para o português é menos, já more significa mais.