O Princípio de Pareto, ou regra 80/20, é uma tendência que prevê que 80% dos efeitos surgem a partir de apenas 20% das causas, podendo ser aplicado em várias outras relações de causa e efeito.
Também conhecida como Regra 80/20, Curva ABC ou, ainda, Diagrama de Pareto, a Análise de Pareto é um esquema, geralmente em forma de gráfico de colunas, que agrupa e ordena a frequência de determinadas ocorrências. Tudo é feito com base em uma ideia bem simples: de que 80% das consequências advêm de 20% das causas.
O nome da lei vem do economista italiano Vilfredo Pareto, que percebeu a relação 80/20 enquanto estudava a distribuição desigual de renda em seu país. Na época, Pareto observou que 20% das pessoas possuíam cerca de 80% da riqueza total.
O princípio de Pareto (também conhecido como regra do 80/20, lei dos poucos vitais ou princípio de escassez do fator) afirma que, para muitos eventos, aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. ... Pareto desenvolveu o princípio ao observar que, em seu jardim, 20% das vagens continham 80% das ervilhas.
O objetivo do Diagrama de Pareto é destacar quais são os defeitos ou problemas que geram maior ocorrência, dentro de um grande conjunto de fatores. Na Gestão da Qualidade geralmente podem ser representados por tipos de defeito no produto com maior ocorrência ou motivos mais frequentes de reclamações de clientes.
O princípio de Pareto, também conhecido como o princípio 80/20, ordena de forma decrescente a ocorrência dos problemas dentro de uma organização. Além de estabelecer uma relação entre causa e efeito, a ferramenta dá uma visão mais precisa onde devem ser aplicadas ações de melhoria.
O Que é a Regra 80-20