Significado de Espirradeira A espirradeira é uma planta nativa das regiões quentes da Ásia e do Mediterrâneo. Resiste ao vento, à poeira e ao ar salino de beira-mar. É uma planta que se ressente da geada e que requer plena exposição ao sol. Pode também ser cultivada em potes e tinas nas varandas e pátios.
Antigamente ele era usado como chá das suas folhas para problemas no coração. Algumas mulheres também já usaram para abortivo. Realmente hoje em dia foram feitos testes em ratos e foi visto mesmo essa ação abortiva, expulsando fetos em até 24 horas de organismos mamíferos.
A planta funciona como um anti-séptico para uso em todo o corpo. Pode ser utilizada em pastilhas para a garganta, para retirar manchas na pele e até no combate do odor nas axilas.
A planta 'espirradeira' lidera o ranking das venenosas junto com a 'comigo-ninguém-pode'. Comer qualquer parte dela pode levar à parada cardíaca e à morte. A intoxicação pode levar aos sintomas iniciais também: enjoo, vômitos, diarreia, dor de cabeça.
A Espirradeira – Nerium oleander é um arbusto ou arvoreta, pertence à família Apocynaceae, nativa do mediterrâneo, perene, muito ramificado, de 3-5 metros de altura. Folhas persistentes e coriáceas, linear-lanceoladas, de 7-17 cm de comprimento e pecíolo muito curto.
Espirradeira (Nerium Oleander) – Descrição: Planta arbustiva, que pode assumir o papel de uma árvore pequena, com altura até 5,0 metros. Apresenta muitos ramos, dando uma forma arredondada. As folhas são ovais verde-escuras com a página inferior mais clara. Toda a planta é lactescente e tóxica.
Modo de preparo: Adicionar as folhas de espinheira santa à água fervente, tampar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Coar e tomar morno. É aconselhado tomar este chá 3 vezes por dia, em jejum, ou cerca de meia hora antes das refeições.
Planta é usada para banhos e tratamento contra corrimentos vaginais. Na região amazônica essa espécie conhecida como Vindicá, onde é usada em banhos preparados com folhas e flores com objetivo de anti séptico externo e contra corrimento vaginal.
Brancas, cor-de-rosa ou vermelhosangue; com pétalas simples ou dobradas: são as flores vistosas as responsáveis pelo fascínio que a espirradeira (Nerium oleander) exerce sobre as pessoas. São tão atraentes que é impossível passarem despercebidas no jardim.
Apesar de sua toxicidade, existem mais de 300 variedades de espirradeira cultivadas atualmente.