MMDC eram as iniciais dos nomes pelos quais eram conhecidos os estudantes Cláudio Bueno Miragaia, Mário Martins de Almeida, Dráusio Marcondes de Sousa e Américo Camargo de Andrade, mortos na noite de 23 de maio na praça do Patriarca, durante uma manifestação popular em favor da "autonomia" de São Paulo e da ...
Martins, Miragaia, Dráusio, Camargo e Alvarenga foram mortos em choque com a polícia em manifestação no centro de São Paulo. ... A luta e morte dos jovens se tornaria símbolo daquela conquista. As iniciais formaram a conhecida sigla MMDC, que, posteriormente - para alguns -, passou a ser reconhecida por MMDCA.
é o acrônimo pelo qual se tornaram representados os nomes dos mártires do Movimento Constitucionalista de 1932, que culminou no levante denominado como Revolução Constitucionalista, eclodido em 9 de julho daquele ano.
O nome desse jovens eram Mario Martins de Almeida, Euclides Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade. Em homenagem aos jovens paulistas mortos no confronto foi criado o movimento contra o governo com a sigla MMDC.
De mira Gaia, 'local de onde se vê Gaia', aplicado ao topónimo original, havendo vários outros no Norte do País que talvez se expliquem por ali habitarem pessoas idas de Miragaia.
O texto, publicado no Diário Oficial do Estado, acrescenta a letra "A" à sigla "MMDC", que é formada pelas iniciais dos nomes de quatro combatentes mortos durante a Revolução de 1932. A lei, segundo o deputado estadual José Caldini Crespo (PFL), autor do projeto, deve reparar uma "injustiça histórica".
A Revolução Constitucionalista foi um movimento armado iniciado em 9 de julho de 1932, liderado pelo estado de São Paulo, que defendia uma nova Constituição para o Brasil e atacava o autoritarismo do Governo Provisório de Getúlio Vargas.
A sigla M.M.D.C., que remete às iniciais dos nomes pelos quais os estudantes mortos eram conhecidos (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo), se transformaram no símbolo do movimento, como mostra o cartaz de convocação de voluntários para a Revolução Constitucionalista, do acervo do Instituto Histórico e Geográfico ...
O MMDC foi o símbolo da resistência paulista. Essa sigla significa Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, quatro estudantes mortos pelas forças do governo durante um protesto. Os paulistas resistiram por 3 meses, mas depois foram derrotados MILITARMENTE pelas forças de Getúlio.
Revolução Constitucionalista de 1932Era VargasLocalTodo o estado de São Paulo e o sul do Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul), Minas Gerais e Rio Grande do SulDesfechoVitória militar do Governo Provisório; Constituição brasileira de 1934Beligerantes