A Pequena Sereia (em dinamarquês: Den Lille Havfrue), é um conto adaptado para crianças da autoria de Hans Christian Andersen,sobre uma jovem sereia disposta a dar a sua vida nos mares e a sua identidade como sereia, a fim de conseguir uma alma e o amor de um príncipe humano.
Ariel – A Pequena Sereia Um dos significados do nome da belíssima Ariel é "espírito travesso", que combina perfeitamente com a personalidade da sereia. Aventureira e teimosa, a menina constantemente coloca-se em apuros com seus amigos inseparáveis, Linguado e Sebastião. Outro significado do nome Ariel é "Leão de Deus".
Há quem diga que se passa na Dinamarca, onde Hans Christian Andersen, o autor da história original, nasceu – existe até uma estátua de uma sereia sobre uma pedra em Copenhague, capital do país.
Versão Disney: A sereia Ariel se apaixona pelo humano Eric, e o resgata após um acidente. Ela se apaixona, e para ficar perto do amado, aceita trocar a sua voz por um par de pernas. O desafio é conquistar um beijo verdadeiro em três dias, ou ela volta a ser sereia.
Após uma briga com seu pai, a princesa acaba cedendo aos feitiços de Úrsula, uma poderosa bruxa do mar que lhe oferece uma proposta: Ariel ganha pernas e vira humana, porém terá que receber o 'beijo do amor verdadeiro' do príncipe em menos de três dias, caso contrário Ariel pertencerá a vilã para sempre.
Ariel era uma jovem sereia, filha do rei Tritão. Gostava muito de nadar na superfície do mar, e ficar espiando a maneira de como viviam os humanos. Um dia, ela encontrou um navio que afundava, e salvou um de seus tripulantes. Ela o levou até a praia, e passou a noite cuidando do príncipe desmaiado.
Dinamarca O período em que ocorre a trama de A Pequena Sereia é um dos mais confusos entre todas as princesas. Segundo os analistas, a história deve se passar em algum momento de 1650, podendo ir até os anos de 1900, uma diferença de quase quatro séculos! O local, no entanto, já é certo: Dinamarca.