O tagalog, tagalo, tagalogue ou filipino (Wikang tagalog), também conhecido como pilipino, é um dos principais idiomas falados na República das Filipinas.
idioma filipino Embora o idioma filipino tenha os seus fundamentos no tagalo, língua nativa predominante na região de Manila, também sofreu fortíssima influência do espanhol, justamente por Manila ter sido a sede da ocupação espanhola, a qual durou mais de 330 anos.
O inglês é uma das línguas oficiais do país, além do filipino. A maioria da população fala inglês com algum grau de fluência. As aulas escolares são em inglês, que também é o idioma mais usado pelos comerciantes, pelos juízes, advogados e pelos governantes. Como explicar isso?
Filipino é o integrante do grupo étnico que habita a região da Sudeste Asiático correspondente à atual República das Filipinas, termo aplicado tanto aos cidadãos do país como a pessoas de descendência filipina com outras cidadanias.
Em 1543, uma expedição de colonização, liderada por Ruy López de Villalobos, renomeou duas ilhas (Leyte e Samar) para Filipinas, em homenagem ao rei Filipe II. Este nome, a partir de 1565, passou a ser usado para o arquipélago todo, com o nome de Capitania-Geral das Filipinas.
Hoje, as Filipinas são um país etnicamente diversificado e, por causa disso, as línguas 150 podem ser ouvidas aqui.
Português Brasil/Idiomas oficiais
A cor da pele e etnia A maioria dos Filipinos não gostam da sua cor de pele. A maior parte deles são morenos ou bronzeados devido as altas temperaturas do país.
Terra de habitantes calorosos, é com muito bom-humor (assim como no Brasil), que os filipinos levam o dia-a-dia. Alguns com uma vida simples na praia, outros com um "lifestyle business man" na capital.