Saneantes são substâncias ou preparações destinadas à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar, em ambientes coletivos e/ou públicos e no tratamento de água.
Água sanitária, alvejantes, detergentes, limpa vidros, amaciantes, sabão, removedores, produtos de tratamento de água para piscina, inseticidas, raticidas, repelentes, entre outros, são exemplos mais comuns de saneantes.
Somente misture um produto saneante com outro produto qualquer se esta indicação constar no rótulo, pois a mistura indevida pode causar reações ex- plosivas ou vapores tóxicos. Não perfure nem jogue no fogo embalagens de AEROSSÓIS. Nunca vire o jato de um AEROSSOL ou SPRAY em direção ao rosto.
Os produtos saneantes são classificados quanto à sua finalidade em: Limpeza em geral e afins. Desinfecção, esterilização, sanitização, desodorização, além de desinfecção de água para o consumo humano, hortifrutícolas e piscinas. Desinfestação.
Saneantes são todo tipo de produto usado na limpeza, desinfecção e desinfestação de ambiente hospitalar, domiciliar ou espaços coletivos.
Saneantes domissanitários são as substâncias ou preparações destinadas à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar, em ambientes coletivos ou públicos, em lugares de uso comum e no tratamento da água.
Sanitizantes são um tipo de desinfetante que reduzem o número de agentes patógenos a um nível relativamente seguro. O uso de sanitizantes ajuda a manter a presença dos microrganismos no ambiente sob controle, combatendo o risco de contaminação cruzada e evitando a transmissão de doenças.
São considerados tipos de produtos químicos de limpeza: sabões e detergentes, solventes, ácidos suaves, ácidos fortes, leve alcalino e pesado alcalino.
Em caso de acidentes com produtos saneantes: Siga as orientações de socorro que estão no rótulo do produto e procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo, levando consigo a embalagem ou o rótulo do produto.
A toma de detergente pode ser perigosa e causar envenenamento e, para não agravar a situação, não se deve: Provocar o vômito. Dar comida porque pode provocar engasgamento; Dar nenhum tipo de remédio ou produto natural porque podem interagir com o produto de limpeza.