O zigoto passa por diversas transformações ao longo do desenvolvimento embrionário. Em animais protostomados (ou protostômios), essa abertura posteriormente dará origem à boca do indivíduo. ...
Quando dá origem apenas à boca ou tanto à boca quanto ao ânus, os animais são chamados de protostômios (proto = primeiro). É o caso dos vermes, dos moluscos e dos artrópodes.
Os protostômios são um dos dois grupos de animais que possuem uma verdadeira cavidade corporal (celoma) e acredita-se que compartilhem um ancestral comum. Eles incluem os moluscos, anelídeos e artrópodes.
di·ói·co |ói| [ Botânica ] Que tem as flores masculinas e as flores femininas em pés diferentes. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: dioico.
Os animais protostomados apresentam uma boca originada a partir do blastóporo. Nos deuterostomados, o ânus origina-se do blastóporo, e a boca origina-se de uma segunda abertura. ... Este, em alguns animais, dá origem à boca – nesse caso, os animais são chamados de protostomados.
Animais dos filos Echinodermata (estrelas do mar, ouriços) e Chordata (vertebrados) são classificados como deuterostomados, ou seja, seu ânus foi originado a partir do blastóporo. Como resultado, a boca destes animais é formada posteriormente, na região dorsal do embrião (em lado oposto ao blastóporo).
Os animais protostomados apresentam uma boca originada a partir do blastóporo. Nos deuterostomados, o ânus origina-se do blastóporo, e a boca origina-se de uma segunda abertura. O processo de desenvolvimento embrionário é caracterizado por diversas fases, que variam entre os grupos.
Existem quatro filos vivos de deuterostômios: