[ Química ] Polímero sintético que resulta da reacção de um ácido complexo com uma amina, muito usado na indústria têxtil.
Processo de Produção A substância que forma a fibra do Nylon é uma longa cadeia de poliamida sintética, em que menos de 85% das ligações peptídicas são diretamente ligadas a dois grupos de cadeias alifáticas (-CO-NH-). O termo Nylon refere-se a uma família de polímeros chamados de poliamidas lineares.
nylon |náilon| 1. Material sintético à base de resina de poliamida. 2. Fibra ou tecido obtidos a partir desse produto.
De origem sintética, os nylons mais comercializados no mundo constituem-se de benzeno e ácido adípico como matéria prima bruta, sua extração na natureza inicia-se com os hidrocarbonetos (petróleo), depois de extraído obtêm-se os elementos sintéticos necessários para a produção desse polímero plástico sintético.
As propriedades do nylon são explicadas pelo seu procedimento de obtenção: para que a fibra se torne elástica e resistente, precisa ser fundida em altas temperaturas, ou seja, em ponto de fusão elevado, o que não é problema para a longa cadeia do nylon.
Os criadores dessa fibra, diante da necessidade de dar-lhe um nome, decidiram juntar as iniciais de New York, com as três primeiras letras de London, dando origem à palavra nylon. ... Nylon seria então uma abreviação de "Now you've lost, Old Nippon" (Agora você perdeu, velho Nipão).
O nylon é uma fibra têxtil sintetizada em laboratório, faz parte da classe dos polímeros. Atualmente, a fibra orgânica nylon possui uma vasta utilização, mas no início do século XX (1927) ela surgiu "meio tímida" para substituir a seda (de preço elevado).