O "Olam" ("mundo") aparece com os sábios judeus do período do Segundo Templo e eles distinguem dois tipos distintos de olam: Olam Haze (este mundo) versus Olam Habá ("o mundo que está por vir" ou "mundo vindouro").
Os judeus cultuam um único deus chamado Javé ou Jeová. Para o judaísmo, Deus é um ser onipresente, onipotente e onisciente, que criou e influencia todo o universo, e se comunica com o seu povo através de profetas.
Deus cria um governante da Casa de Davi (isto é, o Messias Judeu) para liderar o povo judeu e o mundo e inaugura uma era de justiça e paz. Todas as nações reconhecem que o Deus de Israel é o único e verdadeiro Deus. Deus ressuscita os mortos. Deus cria um novo paraíso e uma nova terra.
Mundo vindouro, era vindoura ou céu na terra são termos escatológicas que refletem uma crença de que o "mundo atual" ou a "era corrente" é falha ou amaldiçoada e será substituída no futuro por um mundo ou era melhor, um paraíso.
D-us, ou D'us, é uma das formas utilizadas por alguns judeus lusófonos para se referirem a Deus sem citar seu nome completo, em respeito ao terceiro mandamento recebido por Moisés pelo qual Deus teria ordenado que seu nome não fosse invocado em vão. ... Outra forma utilizada pelos judeus para o mesmo fim é HaShem.
Israel Israel, o estado-nação judeu, é o único país onde os judeus são a maioria dos cidadãos.
Há mais de 13 milhões de judeus no mundo, e mais de 5 milhões deles vivem em Israel. Cerca de 3 milhões de judeus migraram para Israel desde a fundação do país (1948).