designação extensiva a umas doenças produzidas por fungos da família das Peronosporáceas, que atacam diversas plantas, como a videira, a batateira, etc.
O míldio é causado por um grupo de patógenos chamados de oomicetos. Existem vários gêneros de oomicetos que causam míldios como: Plasmopara, Peronospora, Bremia, Sclerospora e outros. Ao longo do texto, vamos comentar sobre algumas espécies desses gêneros que causam a doença em algumas culturas.
O oídio e o míldio podem se confundir em relação aos sintomas semelhantes, por serem pulverulentos e com coloração esbranquiçada nas plantas. Algumas diferenças dessas doenças são: O míldio se desenvolve no interior das plantas (endoparasitas). Já o oídio tem seu maior desenvolvimento fora da planta (ectoparasita);
Sintomas: O míldio afeta todas as partes verdes e em desenvolvimento da videira: folhas, brotos, galhos, cachos, etc. Os sintomas são: Folhas: O primeiro sintoma se caracteriza pelo aparecimento da "mancha de óleo" na face superior, de coloração verde-claro e contornos mal delimitados.
O míldio da videira é causado pelo fungo Plasmopara viticola. Esta é uma das principais doenças da videira no Submédio do Vale do São francisco, especialmente no primeiro semestre do ano quando há alta umidade relativa e ocorrência de chuvas contínuas na região.
[ Biologia ] Que se alimenta de células vivas ou que depende do seu hospedeiro vivo (ex.: parasita biotrófico, patógeno biotrófico).
Como combater o míldio e o oídio
Para o oídio, os sintomas são caracterizados pelo crescimento do fungo de coloração "cinza" nas superfícies das folhas. Em condições de epidemias mais severas, ocorre o enrugamento desse órgão (Figuras 1A e 1B). Para a antracnose, a doença causa deformação e escurecimento nas brotações novas (Figura 1C – seta).
Como combater o míldio e o oídio
Os sintomas iniciais do míldio são manchas verde-claro, que evoluem para a cor amarela na página superior da folha, e mais tarde para tecido necrosado (Figura 1). No verso da folha as manchas são amareladas e surgem estruturas de frutificação do fungo, de aspecto cotonoso e de coloração levemente rosada a cinza.