A palavra mesopotâmia é de origem grega e significa "terra entre rios". Essa região, localiza- se entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque.
A palavra Mesopotâmia foi criada pelos gregos antigos para designar a civilização que vivia entre os rios Tigres e Eufrates. Em grego, "meso" significa "no meio" e "potamos" é rio, portanto Mesopotâmia é "aqueles que estão entre os rios", ou, também, "terra entre rios".
A palavra mesopotâmia significa "entre dois rios" e se refere às cidades-estado, impérios e civilizações surgidas entre os rios Tigre e Eufrates.
b) A Mesopotâmia é banhada pelos rios: TIGRE E EUFRATES 2- Observe a imagem abaixo e responda: a) Por que a região destacada é chamada de crescente fértil? POR SER UMA REGIÃO FÉRTIL, PROPÍCIA A AGRICULTURA E TAMBÉM POR TER O FORMATO DE UM ALUA CRESCENTE.
Civilização Mesopotâmica: população. A população mesopotâmica nasceu através das conquistas de dois principais povos: os sumérios e os acádios. Depois deles que se formaram outros, como os babilônios, assírios e hititas.
Mesopotâmia significa, literalmente, "terra entre rios", e é o termo que usamos para designar toda a região não só entre os rios Tigre e Eufrates (de onde vem o nome), mas também as regiões adjacentes, o que inclui as planícies, planaltos e vales próximos da região banhada pelos rios.
Mesopotâmia é uma palavra de origem grega que significa "terra entre rios". Trata-se de uma região desértica localizada entre os rios Tigre e Eufrates.
O nome mesopotâmia significa "região entre rios", ou "terra entre rios", isso porque se trata de uma região situada entre os rios Tigre e Eufrates. Essa região está inserida no que se convencionou denominar "crescente fértil", isto é, uma área de terras férteis que vai da Mesopotâmia ao vale do rio Nilo no Egito.
O Egito antigo e a Mesopotâmia compartilharam uma semelhança fundamental na sua geografia, o acesso às principais fontes de água doce. Para o Egito, era o Nilo e para a Mesopotâmia, os rios Tigre e Eufrates. A Mesopotâmia desenvolveu-se entre o rio Tigre e Eufrates, uma área conhecida como "Crescente Fértil".
A sociedade mesopotâmica era dividida em castas, ou seja, não era permitida a mobilidade social. O soberano era o chefe político, militar e religioso e estava no topo da pirâmide social. Abaixo dele estavam os sacerdotes, aristocratas e militares.