Kalapalo - Jogo 25 - Ikindene O objetivo do Ikindene é derrubar o oponente no chão; mas um simples toque de mão na perna do adversário acaba com a luta. O vencedor é aquele que consegue tocar a perna do adversário ou que consegue derrubá-lo.
O Ikindene é um jogo muito praticado entre os Kalapalo. Durante a cerimônia do Kwarup, que reúne pessoas de diferentes aldeias, apenas os homens podem lutar, mas durante o ritual Jamugikumalu só participam as mulheres. Este tipo de luta, ou arte marcial, é disputado no pátio central da aldeia entre dois jogadores.
Resposta: Se os Kalapalo são considerados um povo pacífico, por que eles valorizam o ikindene, que é uma luta? ... A ausência de um árbitro nas lutas de ikindene revela um importante aspecto dessa luta.
O recorte etnográfico proposto é o Alto Xingu, em pesquisas realizadas entre os Kalapalo da aldeia Tanguro, donde o destaque para a luta alto-xinguana (kal. ikindene).
Os povos indígenas possuem muitos jogos, brinquedos e brincadeiras. ... Mangá, Tobdaé é uma brincadeira feita com peteca, mas o modo de brincar dos indígenas se parece mais com o jogo "queimada" que tanto conhecemos. É jogada com quatro ou seis petecas ao mesmo tempo e com dois jogadores disputando a partida por vez.
O que chamamos hoje de "Kalapalo" é, então, uma comunidade composta de uma gente cujos ancestrais foram associados a diferentes comunidades, com uma maioria oriunda ou descendente de pessoas que viveram em Kanugijafïtï.
Este combate (luta) foi criado pelo povo indígena Bakairi e povos do Xingú localizados no estado de Mato Grosso. O Huka-huka faz parte dos Jogos dos Povos Indígenas, competição esportiva criada no ano de 1996.
Oriunda das práticas de lazer dos caboclos da região do Arari, na ilha do Marajó, esta arte reúne características próximas a outras artes marciais como a Grego Romana, por exemplo. A Luta Marajoara foi praticada originalmente na Ilha do Marajó, região Norte do Brasil.
As lutas indígenas são aquelas tradicionais dos povos indígenas brasileiros, sendo modalidades de artes marciais e um estilo de vida. Um importante exemplo dessas lutas é o HUKA-HUKA. As lutas africanas são bastante diversas e se originaram de vários países desse continente. Os principais exemplos são o LAMB e o DAMBE.
A dança Xondaro é praticada apenas pelo sexo masculino, num contexto de luta semelhante ao da capoeira, com treinamento específico, cujo objetivo é os indígenas permanecerem mais fortes, tanto fisicamente como espiritualmente, além de protegerem a si próprios e à opy.