Empregado de mesa, garçon ou garçom (do francês garçon, "rapaz") é um profissional da área de restauração, que trabalha em restaurantes ou bares servindo comida e bebida aos clientes.
Como é chamado garçom em Portugal?
Em Portugal não dizemos "garçon" e talvez nem se saiba o que isso é. Garçon traduz-se por "empregado de mesa", como já respondido. Para solicitar a vinda do empregado de mesa á nossa mesa, levanta-se o braço e faz-se um sinal. Isso costuma bastar, se ele estiver olhando para nós.
O que significa a palavra garçom?
Nosso sentido moderno de garçom ("empregado encarregado de servir as pessoas em restaurantes, cafés, coquetéis, residências etc.", na definição do Houaiss) passou a ser usado em francês em meados do século XVIII, segundo o Trésor de la Langue Française, e entre nós no último quarto do século XIX, tempo de galicismos em ...
Quando estiver acomodado, o "waiter" (garçom) ou "waitress" (garçonete) irá perguntar sobre as bebidas.
Qual a profissão do garçom?
O trabalho deste profissional consiste no atendimento de clientes em restaurantes, bares, cafés, etc. O garçom é responsável por receber o público no estabelecimento, anotar seus pedidos, servi-los e pela organização e limpeza das mesas.
Qual a diferença entre garçom e Garçon?
As duas formas – garçom e garçon – estão corretas e tem mesmo significado. A única diferença refere-se ao País onde é usado. Ou seja, sendo garçon um estrangeirismo de origem francesa é admissível o uso desta forma.
Quanto ganha um garçom em Portugal?
Quanto ganha um garçom em Portugal? O ponto base para saber a remuneração média do garçom em Portugal é o salário mínimo vigente que, em 2019, está em 700 euros. No entanto, é importante considerar que o salário mínimo é aquele estipulado por lei e muitas empresas e empregadores podem pagar um pouco mais.
Qual a tradução da palavra "Garçon"?
A palavra "garçon" tem uma tradução direta para português que é a palavra "garção" mas é raramente usada. Em Portugal a forma mais usada é "garçon".