substantivo feminino Ato de faiscar; cintilação.
A faiscação era a pequena extração de garimpo, realizada pelo próprio garimpeiro que usava uma peneira. Os homens que trabalhavam em faiscação eram livres, pobres ou mesmo escravos alforriados.
1. Garimpeiro que procura palhetas de ouro (faíscas) que ficam nas minas depois de lavradas. 2. BA MG Indivíduo que lava substâncias auríferas nas margens e no leito dos regatos.
Os mineradores individuais de ouro, que trabalhavam nos depósitos de aluvião, eram chamados faiscadores e a faiscagem não era ilegal, nem era reprimida, contando que o produto fosse apresentado às casas de fundição para ser quintado. Havia faiscadores e garimpeiros livres e escravos".
A EXPLORAÇÃO DAS JAZIDAS Havia duas formas de extração aurífera: a lavra e a faiscação. As lavras eram empresas que, dispondo de ferramentas especializadas, executavam a extração aurífera em grandes jazidas, utilizando mão-de-obra de escravos africanos. O trabalho livre era insignificante e o índio não era empregado.
Faisqueira: Local onde o ouro era mais escasso e para sua retirada não era necessário um capital tão grande nem um "operariado" muito extenso. ... Lavra: Local onde o ouro era muito abundante, e que necessitava de um grande número de escravos e capital mais alto.
O centelhador opera como uma chave dependente da tensão. Quando a tensão supera seu valor de "corte" (operação), um arco é criado entre seus terminais, oferecendo um caminho de baixa impedância, pelo pino de menor resistência que deverá estar conectado ao terra.
O objetivo desse sistema de captação visa a economia da água potável fornecida pelas companhias de saneamento, o que, consequentemente, ocasionará a diminuição dos custos mensais das faturas residenciais, e também conscientizar a população que a água é um bem finito.
Era um imposto cobrado, principalmente, dos colonos da região aurífera. A cobrança era baseada no conjunto de propriedades (imóveis e escravos, por exemplo) que a pessoa possuía. Negros forros e trabalhadores livres também tinham que pagar a capitação, sob pena de castigos físicos e até prisão.