substantivo feminino [Botânica] Exemplar de planta seca e prensada para coleção botânica ou herbário.
A exsicata é a unidade básica de coleção de um herbário, pois constitui material testemunho referencial para futuros estudos. Ela é registrada e numerada antes de ser incorporada ao acervo.
ex·si·ca·ta |eis| ou |es| [ Botânica ] Planta seca, preparada para colecção botânica ou herbário.
Exsicata é nome que se dá à planta herborizada e acondicionada em uma pasta ou folha de papel. Exsicata deriva do latim exsicco que quer dizer secar (Simões et al., 1999). A herborização é o processo de preparação do material vegetal coletado para preservá-lo em uma coleção de plantas denominadas herbário.
Herbário é o local onde são preservadas plantas desidratadas (secas), as quais foram colhidas na natureza e formam, agora, uma coleção botânica destinada à pesquisa sobre sua origem e classificação, chamadas taxonômica e florística.
A herborização consiste em coletar plantas vivas e secá-las nas devidas condições para que conservem da melhor maneira possível seus órgãos, para o estudo de botânica.
A principal função de um herbário é abrigar fragmentos ou amostras da biodiversidade vegetal. O conhecimento sobre a abrangência das características das espécies vegetais é dado pelas informações contidas em herbários. Eles servem de documentação de pesquisas botânicas, especialmente taxonômicas e florísticas.
Geralmente 3 meses são suficientes. Uma maneira de acelerar o processo é trocar os jornais e o papelão semanalmente, mas o procedimento é delicado e há o risco de estragar as amostras de plantas.
Vamos montar um Herbário?
Deve-se anotar características da planta, que são observadas apenas no campo e antes da desidratação da amostra, como: hábito, altura, DAP, circunferência, tipo de base, fuste, copa, aparência, desprendimento, cor e espessura do ritidoma, espessura, cheiro e cor da casca viva antes e após a oxidação, presença de ...