[ Anatomia ] Osso ímpar na base do crânio servindo como de cunha a todos os outros ossos.
O esfenóide é um osso complexo situado na base do crânio. Sua porção central, o corpo do esfenóide, é constituída por tecido ósseo esponjoso, em que os espaços medulares estão preenchidos basicamente por tecido adiposo (daí o característico hipersinal na ressonância magnética de crânio).
O osso esfenóide é o osso mais complexo do corpo humano. Devido a sua forma, ele também é conhecido como "osso em forma de vespa". Ele constitui a maior parte da base do crânio e contribui para o assoalho da fossa craniana média. ... O osso esfenóide também faz parte da formação dos muitos forames e canais do crânio.
É um osso irregular, ímpar e situa-se na base do crânio anteriormente aos temporais e à porção basilar do osso occipital.
O etmoide está situado anterior ao osso esfenoide e posterior aos ossos nasais, formando a maior parte da área óssea medial entre a cavidade nasal e as órbitas.
O osso frontal, Os frontale ou frontalis em latim, é um osso ímpar, mediano, simétrico e chato (ou plano), localizado na região anterior e média da calota craniana (calvária).
O osso hioide é um osso em forma de U que não se articula com nenhum outro osso, se localiza na parte anterior do pescoço e participa em funções importantes como deglutição, fala, mastigação e respiração.
O osso etmoide (pré-AO 1990: osso etmóide) (do grego Ɛθmɔɪd significando "peneira") é um osso único e mediano que, juntamente com o frontal, os parietais, os temporais, o occipital e o esfenoide, contribui para formar a cavidade craniana e a cavidade nasal. Fica no centro do crânio articulado com quinze ossos.
O osso esfenoide articula-se com os ossos: