O que significa o conceito de escalabilidade? A princípio, essa palavra pode parecer um pouco estranha, mas seu significado é relativamente simples. Um sistema, modelo de negócios ou processo escalável é aquele que pode ser aplicado em diferentes proporções (escalas).
Em telecomunicações, infraestrutura de tecnologia da informação e na engenharia de software, escalabilidade é uma característica desejável em todo o sistema, rede ou processo, que indica a capacidade de manipular uma porção crescente de trabalho de forma uniforme, ou estar preparado para crescer.
O conceito de escalabilidade está relacionado a criar e manter um negócio com grande potencial de crescimento, principalmente relacionado ao lucro, mas sem ter um crescimento proporcional de despesas. ... Se você já está no mercado, precisa também pensar em um modelo de negócio escalável.
A escalabilidade tem como objetivo o aumento do volume nas atividades de produção, mas sem a ampliação dos custos do negócio. Ou seja, um negócio com boa escalabilidade aumenta o faturamento sem precisar elevar proporcionalmente os custos, gerando assim um alto potencial de expansão.
Uma empresa com um bom nível de escalabilidade é aquela que consegue aumentar sua produção sem que os custos aumentem. Portanto, o negócio se expande e atende melhor à demanda dos clientes sem gerar mais custos.
Escalabilidade é a capacidade de um sistema de acomodar qualquer aumento na demanda por recursos e potência de processamento. Você pode obter escalabilidade do MDM Hub com servidores de aplicativos autônomos ou com clusteres de servidores de aplicativos. ... O MDM Hub não requer componentes externos para escalabilidade.
Tipos de escalabilidade em software
A escalabilidade é a capacidade de empresas terem bom desempenho mesmo com uma carga de trabalho maior, por exemplo quando as vendas aumentam. Um negócio escalável é aquele que consegue manter ou até melhorar seus resultados e sua eficiência, ainda que com demandas cada vez maiores.
Serviços de streaming, como Spotify e Netflix: para utilizar este tipo de serviço, os clientes se tornam assinantes e geralmente pagam o mesmo valor mensal — lembrando que nesses dois casos há opções de uso limitado ou de teste por determinado período de tempo.