Significado de Entérico adjetivo Relativo aos intestinos.
As cápsulas gastro-resistentes ou de liberação entérica são as formas orais de liberação modificada mais frequentemente preparadas em farmácias magistrais (MENDONÇA, 2010).
Pode ser definida, em termos laboratoriais, como uma ineficiência da aspirina em inibir a produção de tromboxano ou função plaquetária dependente de tromboxano; ou, em termos clínicos, como a ineficiência da aspirina em prevenir eventos isquêmicos e tromboembólicos em pacientes usuários do medicamento.
Os produtos de liberação retardada muitas vezes são comprimidos ou cápsulas com revestimento entérico desenvolvidos de modo a passarem intactos através do estômago e liberar o fármaco no trato intestinal.
O sistema nervoso entérico, por sua vez, regula e modula as funções de movimento, de secreção e das atividades das células endócrinas do trato gastrintestinal (TGI), de forma independente do sistema nervoso central, dessa forma o sistema nervoso entérico pode ser chamando de "pequeno encéfalo".
Nele estão presentes neurônios sensoriais, interneurônios e neurônios motores, sendo estes inibitórios (inibem a contração das camadas de músculo liso da parede do digestório) e excitatórios (ativam a contração das camadas de músculo liso da parede do digestório).