É um instrumento jurídico previsto no Cógido Civil como uma forma de representação de pessoas que não conseguem expressar sua vontade nem praticar atos da vida civil. São considerados incapazes os deficientes mentais, idosos que apresentem capacidade mental comprometida, ou ainda dependentes do álcool ou drogas.
Em breve resumo, competirá ao curador, independentemente de autorização judicial, representar o curatelado nos atos da vida civil, receber as rendas e pensões, fazer-lhe as despesas de subsistência, bem como as de administração, conservação e melhoramentos de seus bens.
A curatela é o exercício da administração dos bens, direitos e interesses do curatelado pelo curador. ... Essa primeira pessoa é o "curatelado", e a pessoa que representa o curatelado, administrando seu patrimônio, direitos e interesses, é o "curador".
Significado de Interditando Interditando vem do verbo interditar. O mesmo que: proibindo, obstando.
Corrutela - palavra dada a pequenos povoados longe dos centros regionais, especies de vilas, lugarejos, que davam e dão apoio aos viajantes, tropeiros ou romeiros, em algumas regiões do pais também se dá o nome de "patrimônio".
5. O curador tem direito a herança do curatelado? Se o curador for um dos herdeiros dispostos em lei, ou seja, ascendentes, descendentes, cônjuge ou parentes colaterais (sempre respeitando a ordem sucessória) terá direito em receber a herança do curatelado.
Curador, comissário de exposições ou conservador de arte é uma pessoa responsável pela concepção das obras de arte, montagem e supervisão de uma exposição da obra, além de ser também o responsável pela execução e revisão do catálogo da exposição.
Para que a curatela seja exercida sobre um indivíduo incapaz, é preciso de um processo judicial, conhecido por "ação de curatela" ou "ação de interdição". Desse processo, culminará em uma decisão judicial que determinará a incapacidade civil da parte, a indicação do curador e os limites de seu exercício.