Significado de Couraça substantivo feminino Armadura que reveste o dorso e o peito. Revestimento metálico de um navio, de um carro de combate.
A couraça é uma peça de armadura largamente utilizada, nomeadamente pelos cavaleiros e infantes, em diversos períodos da Idade Média. ... A couraça mais conhecida atualmente pertenceu ao Imperador Carlos V do Sacro Império Romano-Germânico, e permanece colocada à exposição na Armeria de Madrid.
Feita de anéis de ferro ou aço interligados, a malha era flexível e podia ser usada como camisa, perneira ou capuz. No século XIV, as couraças já eram fabricadas de modo a permitir todos os movimentos do cavaleiro. No final da Idade Média, grandes placas de aço ou ferro substituíram a malha na fabricação das armaduras.
Suspender, suster, sobraçar; segurar pela braçadeira.
1. Apertar (uma coisa) em roda; ligar, atar. 2. Rodear, cercar.
As armaduras pesadas eram cotas de malha, peitorais de aço, brúnias; por baixo dessas armaduras se usava uma camisa comum de algum tecido macio como algodão para reduzir a fricção da malha, mas principalmente para reduzir a força de impacto dos golpes.
50 kg "Estas armaduras pesam entre 30 e 50 kg, é uma fração muito grande do peso do corpo da pessoa que a estava usando", disse o pesquisador britânico Graham Askew, que conduziu o estudo. No século 15, as armaduras eram construídas a partir de placas de aço interligadas, que cobriam o soldado da cabeça aos pés.