"A misericórdia é da própria essência do Evangelho de Jesus Cristo. É do sermão que Jesus fez à multidão que se reunira na montanha: "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia." (Mateus 5:7.) ... Vivemos num mundo em que reina muita severidade.
Quando Jesus afirmou que são bem aventurados os pobres de espírito, ele quis dizer que é assim que devemos ser. Porque só depois que reconhecemos estar vazios é que podemos ser cheios. Cheios de graça, cheios de mansidão, cheios do evangelho. Amem!
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. ... Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.
Jesus requer dos Seus discípulos que saibam perdoar as pessoas. ... O que está realmente em jogo é a capacidade de oferecer perdão, da mesma maneira como nós fomos perdoados. Ser misericordioso pode não ser uma tarefa fácil. Nem sempre as pessoas aceitam com facilidade o gesto de misericórdia de alguém.
Bem-aventurados os pobres de espírito, pois deles é o reino dos céus. ... Dado que a palavra bem-aventurado em grego significa ditoso ou feliz, é importante estabelecer que as bem-aventuranças apresentam um contraste bastante claro entre a felicidade segundo Deus e a felicidade segundo o mundo.
O que é Bem aventurado: A felicidade Celeste é fundamentada na fé e na obediência à palavra de Deus, que gera a felicidade capaz de resistir aos momentos mais difíceis da vida. As bem-aventuranças estão descritas em Mateus 5: 3-11 e fazem parte do Sermão da Montanha, dado por Jesus.
O Sermão da Montanha é um discurso de Jesus Cristo que pode ser lido no Evangelho de Mateus (Caps. 5-7) e no Evangelho de Lucas (Fragmentado ao longo do livro).