O termo obsolescência significa tornar-se obsoleto. É o processo ou estado daquilo que está em curso de se tornar ultrapassado ou que perdeu a utilidade e que, consequentemente, caiu em desuso.
Obsolescência significa o processo ou o estado daquilo que se torna obsoleto, ultrapassado ou que perde a utilidade. ... A obsolescência está associada, por exemplo, ao mercado tecnológico, pois constantemente aparecem novos equipamentos mais atrativos, mais rápidos, mais econômicos, mais práticos ou mais modernos.
Algumas vezes, os produtos tornam-se obsoletos pelo avanço tecnológico, pela substituição de sistema operacional ou por uma tomada que muda de padrão, por exemplo. Entretanto, em outras vezes, isso ocorre de forma intencional, gerando um consumo forçado, prejuízos ao consumidor e mais resíduos no meio ambiente.
Essa modalidade de obsolescência – a perceptiva – ocorre de maneira diversa: se na obsolescência programada o bem ou produto é que se torna obsoleto e demanda a substituição, na obsolescência perceptiva o bem ou produto ainda é perfeitamente utilizável, mas a sua aparência desperta no consumidor o desejo de ...
Obsolescência técnica ou funcional
Obsolescência Programada, também chamada de obsolescência planejada, é quando um produto lançado no mercado se torna inutilizável ou obsoleto em um período de tempo relativamente curto de forma proposital, ou seja, quando empresas lançam mercadorias para que sejam rapidamente descartadas e estimulam o consumidor a ...
Como vimos, a obsolescência programada é uma prática prejudicial ao consumidor e que acarreta a perda de credibilidade do fabricante do produto. Esse tipo de ação deve ser combatido por meio da valorização de empresas que prezam pela qualidade do produtos e têm comportamento ético.
Entre os economistas norte-americanos, tornou-se popular o jargão "Um produto que não se desgasta é uma tragédia para os negócios". ... Tal caso é representativo da obsolescência técnica, quando as condições de uso do produto obrigam uma nova compra.
Quadros brancos e telas de LED se juntam a quadros de giz, mas não os eliminam. Os telefones fixos ficam escassos, mas não os eliminam. Câmeras de filme se tornam raridades, mas não as câmeras. As máquinas de escrever desaparecem, mas não a datilografia.
Entende-se por obsolescência planejada – ou obsolescência programada – um processo em que mercadorias são fabricadas com o intuito de apresentarem algum tipo de limitação em um tempo predeterminado a fim de que se tornem rapidamente obsoletas, aumentando, assim, o consumo. ...