"Admirável Gado Novo" é uma canção do cantor e violonista brasileiro Zé Ramalho, parte de seu segundo álbum solo Zé Ramalho 2. ... Com efeito, Zé Ramalho a escreveu pensando na população nordestina, que cruzava a seca atrás de trabalho e condições melhores.
Zé Ramalho, em "Admirável Gado Novo", faz uma denúncia soci- al, criticando a ditadura militar e os abusos de poder, através de metáfo- ras e intertextualizando com o livro Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley, publicado em 1932.
Zé Ramalho Admirável gado novo (vida de gado)/Compositores
02 – Qual a ideia que se tem da palavra "Vocês", na frase: "Vocês que fazem parte dessa massa." Tem umas ideias dissecadas do título. "Vocês" é usado para distanciar o narrador da "massa", palavra essa que toma o sentido de rebanho.
1979 Admirável gado novo (vida de gado)/Data de lançamento
Pessoa que é explorada, insultada, trabalha como um animal e ainda leva uma vida simples. Não aguento mais essa "vida de gado" do sertão.
A referência a Admirável Mundo Novo Como fica claro no título, a música faz referência ao livro Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley.
Trecho extraído da "Mensagem da música 'Adorável gado novo': contribuição do Direito para as pessoas humanas que levam uma "vida de gado", em total desrespeito aos Direitos da Personalidade. Resumo: Na década de 70, o cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho compôs a canção "Admirável gado novo".
Assim como no livro, a música fala da situação de normalidade enquanto tudo e todos estão sob controle. Na obra, existe uma pílula chamada soma que é dada aos cidadãos sempre que algum problema surge.
b. Na primeira estrofe ocorre referência sobre as dificuldades que um povo – massa – vive. A Massa é o rebanho .