A Faixa Preta (Kuro Obi) – 1º Dan (Sho Dan) A faixa na cor preta, representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina, responsabilidade, dignidade e conhecimento. É a cor do poder, induz a sensação de elegância e sobriedade. Onde o que está fora não entra e o que está dentro não sai.
Faixa Vermelha: é uma cor primária, pura tal qual o praticante de jiu-jitsu que seguiu em frente sem perder a humildade. É a cor mais quente e representa a vida, a motivação, o fogo intermitente e a paixão pela arte.
Os dois criaram um sistema de 6 Kyu com cores populares no Brasil, sendo essas: mukyu (faixa branca), 6º kyu (amarela), 5º (vermelha), 4º (laranja), 3º (verde), 2º (roxa) e 1º kyu (marrom). As graduações Dan sempre seguiram as diretrizes japonesas e se usou apenas a faixa preta.
Uma vez que existem 9 exames para você atingir uma faixa preta (1º Dan), para os outros Dan (grau) isto exige um mínimo de 8 anos de formação diligente. Este praticante levará vários anos para atingir cada um dos outros Dan posteriores.
As faixas, inicialmente, possuíam apenas duas cores. Uma delas, a branca, significava que o iniciante era "vazio", sem conhecimentos prévios do Judô, ou com pouco conteúdo adquirido. A outra cor era preta, que representa exatamente o contrário da cor branca, ou seja, o praticante já possui conhecimento considerável.
AMARELA – Significa a Terra da qual uma planta brota e começa a germinar, enquanto o alicerce do Taekwon-Do está sendo construído. VERDE – Significa o crescimento da planta, enquanto as habilidades do Taekwon-Do estão se desenvolvendo. ... PRETA – Ao contrário da branca, significa maturidade e habilidade no Taekwon-Do.