Tanto "lato sensu" quanto "strictu senso" são expressões que vêm do latim. Elas significam, respectivamente, "sentido amplo" e "sentido estrito".
O objetivo da pós-graduação lato sensu é proporcionar aos profissionais uma atualização e aperfeiçoamento dos seus conhecimentos e atuação. Por isso, um profissional formado no curso de Direito pode dar continuidade à sua formação com uma pós em Direito Ambiental, por exemplo.
Saiba que Lato Sensu significa "em sentido amplo", dessa forma, são as pós-graduações voltadas para alguma especialização. Apenas estudantes que tiverem concluído alguma graduação, independente da área, podem cursar uma pós Lato Sensu.
Já o pedagogo lato sensu é aquele que atua na prática educativa. Ou seja, é o responsável pelo trabalho docente.
Primeiramente, Pós-Graduação é tudo quem vem depois da Graduação. Seja ela uma especialização, mestrado ou doutorado. ... O Lato Sensu consiste em uma especialização, que aperfeiçoa aspectos do profissional focado em uma área específica direcionado para o mercado de trabalho.
360 horas Afinal, para ser reconhecida pelo Ministério da Educação, uma pós-graduação do tipo especialização precisa ter, no mínimo, 360 horas-aulas. Contudo, a forma com que essa carga horária será distribuída pode variar entre seis e 18 meses.
As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos (Art. ... Ao final do curso o aluno obterá diploma.
Os cursos stricto sensu são indicados principalmente para quem deseja seguir carreira acadêmica, dar aulas ou trabalhar com projetos de pesquisa. É onde se encaixam os cursos de mestrado e doutorado. Todos eles devem ser reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).