A frase é da educadora Helena Copetti Calai que defende, no texto "Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do ensino Fundamental", a leitura de mundo na vida. ... É fazer a leitura da vida, construída cotidianamente e que expressa tanto as nossas utopias, como os limites que nos são postos".
Ler o Mundo é uma experiência, que começa na plataforma e se abre para o mundo real, entrelaçando teoria e prática, para que as mães e pais possam ampliar as vivências com as crianças de maneira consciente, inteira e profunda.
Uma forma de fazer a leitura do mundo é por meio da leitura do espaço, o qual traz em si todas as marcas da vida dos homens. Desse modo, ler o mundo vai muito além da leitura cartográfica, cujas representações refletem as realidades territoriais, por vezes distorcidas por conta das pro- jeções cartográficas adotadas.
A leitura gera conhecimento e conhecimento gera pensamento crítico. ... Nos dias atuais, ter censo crítico é fundamental. O hábito de ler contribui para que o desenvolvimento de um censo critico seja mais apurado. Com pensamentos coerentes e baseados na argumentação.
"A leitura do mundo precede a leitura da palavra", afirmou Paulo Freire na obra intitulada A Importância do Ato de Ler (1988). ... Esse processo de leitura organizado por Freire, denominado como o "ato de ler", busca a percepção crítica, a interpretação e a "reescrita" do lido pelo indivíduo.
A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. ... A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto.
Assim, ler o mundo é estudar a sociedade; é estudar o processo de humanização do homem a partir do «território usado». Interpretar o mundo sob o ponto de vista geográfico, é entendê-lo como um mundo datado. O carácter histórico da geografia nos possibilita entender o espaço-mundo como «uma historia do presente».
Sugerimos algumas práticas que podem melhorar a eficiência de leitura e de escrita de crianças e adolescentes.