A dança cristã ou gospel é direcionada a Cristo, sendo em forma de expressão de adoração, ensino ou evangelismo. Por isso, os valores bíblicos direcionam o figurino, os temas a serem coreografados e até a forma de dançar, mas as técnicas seja qual for a modalidade continua a mesma.
A História e Origem da Dança Gospel A própria história diz que a dança originou-se no âmbito sagrado e a Bíblia nos confirma isso quando Deus ao criar o homem (Gn 1:27) deu-lhe toda a sabedoria para quando, tomado pelo Espírito Santo, Davi dançou em gratidão a Deus , louvando-O e glorificando-O com danças (II Sm6:14).
Quando você faz parte de um ministério de dança, você É ministro de dança. Você é ministro de dança dentro do grupo de oração. ... SER ministro de dança significa que os seus passos, o seu corpo, os seus movimentos são única e exclusivamente de Deus!
Portanto, a função da arte no culto, do ministério de dança (e dos demais ministérios de arte) deve ser promover a edificação do corpo de Cristo, deve ser abençoar ao próximo tendo a sua vida, a sua arte e tudo o que produz como meio.
Dançar para DEUS é saber e reconhecer que dele e pra ele são todas as coisas. Não é de qualquer forma que se deve dançar, tem que ser do fundo do coração e da alma, A SUA dança tem que ser de oferta de louvor e gratidão a DEUS.
No século XVI, os mestres de dança da corte francesa fixaram os padrões para a coreografia de palco e os contextos teatrais e artísticos das danças de salão, com o objetivo de iniciar um modelo coreográfico, o ballet de cour.
Argumento 3 – Os textos de Salmos 149::4 mandam louvar ao Senhor com danças. ... De fato, na tradução de João Ferreira de Almeida, versão Revista e Corrigida, o texto de Salmos 149:3a é "Louvem-lhe o nome com flauta", enquanto que o texto de Salmos 150:4 diz "Louvai-o com o adufe e a flauta".
No cristianismo, a dança foi introduzida por grupos evangélicos como um meio de permitir que o Espírito Santo falasse com as pessoas. Ela deve ter um propósito espiritual em que o bailarino/ dançarino atua como um profeta [ou vice-versa] que se manifesta seja através de movimentos, gestos, símbolos e até cores.
Em II Samuel 6: 12 - 16, Davi extravasa toda sua alegria dançando diante do Senhor por estar transportando a Arca para Jerusalém, que representava a presença de Deus no meio deles. "Então disseram a Davi: O Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo o que tem, por causa da arca de Deus. Assim foi Davi, com alegria.