Significado de Compressibilidade substantivo feminino Propriedade dos corpos que podem ser comprimidos: a compressibilidade dos líquidos é quase nula. Variações simultâneas da pressão e do volume de um gás a temperatura constante.
A compressibilidade consiste na capacidade de um corpo ou substância para reduzir o seu volume quando se encontra submetido a pressões em todas as partes, ou seja, a capacidade que um fluido possui de o volume por ele ocupado variar em função da pressão.
A compressibilidade isotérmica, T, é sempre positiva (isto é, a temperatura constante, o volume diminui quando a pressão aumenta, para todas as substâncias puras, em qualquer estado físico).
Em termodinâmica e mecânica dos fluidos, compressibilidade é uma medida da relativa mudança de volume de um fluido ou sólido como uma resposta a uma pressão (significativa alteração de tensão). onde S é a entropia. Para um sólido, a distinção ente as duas é normalmente negligenciável.
Compressibilidade Uma matéria pode ser comprimida, ou seja, seu tamanho pode diminuir através de alguma força externa. Um bom exemplo é a seringa. Quando se prende o lado por onde sai o ar, em uma seringa sem agulha, e empurra o êmbolo, consegue comprimir (diminuir) o espaço ocupado por um gás presente no interior.
Compressibilidade é uma característica de todos os materiais de quando submetidos a forças externas (carregamentos) se deformarem. ... Define-se compressibilidade dos solos como sendo a diminuição do seu volume sob a ação de cargas aplicadas.
Quando é comprimido ele diminui o seu volume (Compressibilidade). Exemplo: apertar o êmbolo da seringa até o fim, tapando o orifício. O ponto até onde vai o êmbolo mostra o quanto o ar foi comprimido. Se parar de acontecer compressão, o ar volta a ocupar o espaço que ocupava antes (Elasticidade).
A definição de matéria é dada por uma frase simples e abrangente: trata-se de tudo aquilo que ocupa lugar (o mesmo que volume) no espaço e apresenta peso (produto da massa pela gravidade). Alguns exemplos de matéria: árvore, bactéria, vírus, ser humano, ar, água, mesa, veículo, etc.
A compressibilidade é nada mais do que uma propriedade dos solos que não depende do tempo. Ela pode ser entendida como uma relação entre a compressão do solo (variação de volume) e a tensão efetiva aplicada no mesmo.