O termo "cabeça de porco" é comumente usado como sinônimo de moradia coletiva e insalubre, mas muita gente desconhece a origem dessa expressão. Em meados de 1880, existiu um grande cortiço na região portuária do Rio com esse nome, que ficou famoso, entre outros motivos, pela persistência.
A cabeça de Xara (ou "queijo-de-cabeça") é um patê feito com as partes moles da cabeça do porco, típico da cozinha portuguesa, especificamente da região do Alto Alentejo.
A destruição do Cabeça de Porco não é uma simples demolição de um cortiço. ... Passaram-se um pouco mais de 120 anos deste a noite em que o cortiço Cabeça de Porco foi demolido. Nestes 120 anos inúmeros cortiços foram destruídos e desalojados.
Cabeça de porco é a parte dianteira do fusca, que fica na "continuação" do assoalho e que é fixado o quadro da suspensão dianteira.
O uso de carne de cabeça de porco em embutidos é permitida por lei, desde que essa carne seja congelada após sua retirada e usada apenas em produtos previamente cozidos, como mortadela e salsicha. Em linguiça de churrasco, a chamada linguiça frecal, o uso não é permitido justamente porque ela não passa por cozimento.
Leitoes, de vários pesos; valor por cabeça r$150 reais, ou porco adulto r$ 10 reais o Kilo, criados somente com rações, vacinados.