No meio militar, a boina não é somente um acessório do uniforme, mas sim como um adorno capaz de distinguir os militares dentre suas funções e batalhões, contemplando, também, uso em ocasiões distintas. ... Boina cinza: infantaria de montanha. Boina azul-ultramar: Comando de Aviação do Exército.
A Boina Preta é o símbolo das tropas blindadas do Exército Brasileiro. O espírito de corpo e a coesão são conferidos aos soldados de Cavalaria ao final da Operação Boina Preta em um exercício que é considerado o coroamento do Período da Instrução Individual Básica.
Chapéu que cobre parte da cabeça, geralmente sem pala ou com pala muito curta, raso, redondo e largo.
Boina é um subtipo do boné, geralmente feito de lã e sem aba, e que surgiu em razão de os combatentes de blindados não se sentirem bem com uso de gorros ao efetuarem a manutenção das máquinas. Além do uso militar, a boina, está também associada aos pintores e é um complemento do traje típico dos escoceses.
Em geral a principal funcionalidade da boina é a proteção com versatilidade, não comprometendo ações de seus operadores em situação de conflito, por exemplo. Mesmo sem ter aba, ela protege do sol, já que seu design e flexibilidade permitem ao combatente configurar a posição mais adequada na cabeça.
Essa boina tem esse nome porque é formada por 8 painéis triangulares, presos ao topo por um botão normalmente coberto pelo mesmo material. Ela tem uma aba pequena na frente, sobre a qual o tecido extra repousa de forma bem largada.
A origem da boina preta como cobertura militar característica das unidades blindadas e mecanizadas remonta à 1ª Guerra Mundial. ... No Brasil, o uso da boina preta como peça do uniforme das guarnições de blindados surgiu no final dos anos sessenta.
Boina boné Também chamada de boina italiana, essa é uma das mais usadas pra quem quer dar um charme na hora de brincar com os acessórios! O nome boné é justamente porque ela tem uma aba maior, que protege até uma parte do rosto do sol!