Na Umbanda, ela é usada como Amaci, na quartinha, no copo de firmeza do Anjo da Guarda, no batismo. Nas obrigações, as águas em copo significam energia vital e os copos que ficam atrás das portas, junto às velas, têm a função de atrair para si as energias que por ali passam, passando pela porta ou atraídas pela luz.
A água é captadora de energias, e normalmente é utilizada em rituais de descarrego e de limpeza, bem como também é utilizada para trazer bons fluídos.
É comum, ao se chegar a uma entrada de uma casa de Candomblé, que uma filha da casa venha com uma quartinha com água e despeje esta água nos lados direito e esquerdo da entrada da casa. Este ato é para acalmar Exu e também para despachar qualquer mal que por ventura possa estar acompanhando esta pessoa.
A água simboliza purificação e, em muitas religiões, é usada para benzer, para curar e purificar, eliminando todo o mal e representando vida nova, a exemplo dos ensinamentos da Bíblia Sagrada.
O mar, água em movimento é o lugar das transformações e do renascimento, simbolizando, também, um estado transitório, ambivalente, de onde surgem os monstros, e nesse sentido é a imagem do subconsciente, fonte de correntes que podem ser mortais ou vivificadoras.
Banho: Um banho macerado, de uma rosa branca com alecrim do campo da cabeça aos pés, é um ótimo calmante e equilibrador de ori.
As Águas para Umbanda e Candomblé são especialmente utilizadas para tirar toda a energia negativa e proporcionar mais tranquilidade em certos momentos. Aqui no Mercadão você encontra uma ampla variedade de águas, como Água Flor de Laranjeiras, Água de Alfazema, Água de Melissa, Água de Rosas e Água do Céu.
A misteriosa Religião dos Òrìsàs é norteada de costumes e dogmas, um deles é aquilo que chamamos de "despachar a rua", que condiz em jogar três punhados de água, antes de entrar ou sair de casa. ... As ocasiões mais comuns são ao acordamos, ao sairmos de casa e ao retornarmos para casa.