Ignorar os erros do passado é a certeza de cometer os mesmos no futuro. Voltemos então ao filme, no auge da escassez, o castigo de Ofélia é viver entre os homens. Tem quem diga que viver na Terra é um castigo de fato.
O Labirinto do Fauno se passa na Espanha, 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil).
O Labirinto do FaunoO Labirinto do Fauno (PRT/BRA)DireçãoGuillermo del ToroProduçãoÁlvaro Augustín Alfonso Cuarón Bertha Navarro Guillermo del Toro Frida TorresblancoRoteiroGuillermo del ToroElencoIvana Baquero Doug Jones Sergi López Maribel Verdú Ariadna Gil Álex Angulo
Dirigido e escrito pelo mexicano Guillermo Del Toro, O Labirinto do Fauno foi todo rodado na Espanha. Doug Jones, que interpreta o fauno, demorava quatro horas para se caracterizar e conseguia enxergar apenas pelos buracos de seu nariz quando já estava com o figurino.
O fauno diz para Ofélia que a mesma precisa sacrificar a vida de seu irmão para poder entrar no reino, mas a menina recusa. O capitão a alcança e retira o bebê de suas mãos. Sem piedade, Vidal mata Ofélia.
Significado de Fauno [Figurado] Homem libidinoso; sátiro. ... Do latim Faunus, i, derivada do deus Fauno, protetor dos rebanhos e pastores.
Ofélia foge da nova vida, da crueldade do padrasto, do sofrimento da mãe e descobre um labirinto que a leva até a figura mítica de um fauno, que a introduz numa aventura fantástica, afirmando que ela é a princesa de um mundo subterrâneo, que ficou presa na realidade dos humanos e perdeu a memória.
É sabido que os sátiros, na antiga mitologia, tinham formas humanas com exceção das orelhas e da cauda de cavalo. Os faunos se lhe assemelhavam, mas, depois de Zêuxis, passaram a ter cauda de bode."