1. [ História religiosa ] Indivíduo encarregado da distribuição dos fundos comuns aos fiéis cristãos, na Igreja cristã primitiva. 2. [ Religião ] Clérigo que tem a primeira das ordens sacras, inferior a sacerdote, e que desempenha funções como pregar, baptizar ou dar a comunhão.
O que é Diácono: Diácono é o título dado ao terceiro grau da Ordem do Sacramento, pertencente à igreja católica. Os diáconos estão encarregados de executar o "serviço do ministério de Deus", deixando de ser um simples leigo e passando a pertencer ao grupo do clero.
Zelar pela Igreja. Admoestar, explicar, exortar, ensinar, e convidar todos a virem a Cristo. Ajudar o bispo a cuidar das necessidades temporais. Demonstrar amizade pelos membros do quórum e pelos outros rapazes.
Significado de Diácono substantivo masculino Clérigo que não tem mais que a segunda das ordens sacras e cujo ofício é ajudar no altar o celebrante.
1. [ História religiosa ] Na Igreja cristã primitiva, mulher que exercia certas funções em actos religiosos, como na imersão baptismal a mulheres. 2. ... [ Religião ] Mulher que não recebe ordens, mas desempenha funções em algumas igrejas protestantes.
Às vezes as pessoas esbarram por aí com um diácono e o confundem com um padre. ... O diaconato é o primeiro grau do sacramento da Ordem. O presbiterato (padres) é o segundo e o episcopado (bispos) é o terceiro. Portanto, todo diácono católico deve ser ordenado por um bispo num ritual próprio.
A Escritura apresenta as qualificações em maior detalhe em 1 Timóteo 3:8-12: "Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa.
Os diáconos são responsáveis por analisarem os pedidos de filiação na congregação. As pessoas que desejam entrar para a igreja devem demonstrar que cumprem os critérios estabelecidos por ela para ser um membro. Eles aceitam ou rejeitam os candidatos com base nesses critérios.