Quem disse que a Terra é o 'planeta água'? Todos sabem que a Terra também é chamada de "Planeta Água", por ter 71% de sua superfície coberta pelo líquido mais precioso para os seres vivos. Porém, comparado a alguns lugares do Sistema Solar, nosso planeta vira praticamente um "deserto".
É comum ouvirmos por aí que a Terra, na verdade, deveria ser chamada de Planeta Água, pois a maior parte dela não seria propriamente constituída por terras emersas, e sim por água na forma líquida, bastante abundante em nosso planeta.
O nome 'Terra' vem de Tellus, deusa do solo fértil no panteão romano, equivalente a Gaia, que para os gregos representava a 'Mãe Terra'. Gaia também é chamada de Gæa ou Ge, ligada ao elemento 'terra'.
A terra, ao longo da história geológica, pode ser considerada um planeta em constante transformação. ... Vulcões e a tectônica de placas estão sempre ocorrendo, principalmente nas bordas das placas tectônicas, onde a atividade sísmica, decorrente dos processos de subducção, faz tremer a terra abaixo dos nossos pés.
Ele se refere a maior quantidade de água exitente no planeta Terra com relação à parte de terra.
Planeta Água". O que o poeta quis dizer com esse verso? Quis dizer que sem água, não há Planeta.
Elucide sobre a utilização da água nas atividades comuns (ingestão, higiene pessoal, limpeza de ambientes e objetos, entre outras utilidades) e nas atividades indústrias e agrícolas. Essa abordagem irá promover a concepção sobre a importância da água em todas as tarefas que realizamos.
Terra era uma deusa Terra era também uma deusa romana ligada à fertilidade. "A palavra veio do latim para o português no começo do século XIII, época em que a nossa língua começava a se delinear como idioma autônomo", diz o etimologista Deonisio da Silva, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).
O planeta Terra tem muita, mas muita água. ... Isso representa, mais ou menos, 98% da água da Terra, que, em razão da sua quantidade de sal, não é própria para o consumo. Dos 2% restantes, a maior parte está no gelo polar e nas suas geleiras.
Desde sua formação, há cerca de 4,6 bilhões de anos, o planeta Terra está em constante transformação, seja em seu interior ou na superfície. ... Passados milhões de anos após a formação do planeta, a Terra entrou em um processo de resfriamento gradativo, com o desprendimento de gases e vapores.