Com o tempo, a tubaína passou a ser usado como sinônimo desse tipo de produto. O sabor do refrigerante é semelhante em praticamente todas as receitas.
A tubaína se refere não a uma marca em si, mas a um tipo de refrigerante que é feito basicamente de guaraná com extrato de tutti-frutti. Só no Brasil, existem pelo menos 25 marcas de tubaína em produção no atual momento, segundo a Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras).
Tubaína tem origem paulista Associada da Afrebras, a indústria Ferráspari, em Jundiaí, a cerca de 57 quilômetros da capital, é citada pela Veja São Paulo como uma das prováveis criadoras da fórmula.
Itubaína, Turbaína, Cotuba, Arco Iris, Jaboti, Conquista, Funada, Cristalina, Frutty Bom, Simba, Don, Estrela, Guarany, Minada, São José, Tubaína Baré, Etubaína Orlando, Tuiubaína, Tatuína, Cruzeiro, Bacana, Cibel, Ligiane e Mate Couro.
O guaraná é um refrigerante feito somente com guaraná já a tubaína é constituida por um mix de frutas que também leva guaraná e outras frutas.
A palavra itubaína, marca registrada da Schincariol, é uma mistura de Itu (cidade de S. Paulo) e tubaína (o refrigerante em si), pois a fábrica dessa firma se encontra nessa cidade. Tubaína por vezes pode ser também sinônimo para pequenos fabricantes de refrigerante ou locais, genéricos.
Etubaína Orlando O nome foi utilizado pela primeira vez em 1898, com a produção da "Cotubaína", em Piracicaba. A mais antiga com a marca no rótulo é a Etubaína Orlando, produzida desde 1913.
TurbaínaCorCarameloOrigemBrasilFabricanteFerraspari Indústria e Comércio de BebidasComercializaçãoRegional
Itubaína é uma marca de refrigerantes de tubaína da Heineken Brasil. Foi introduzida em 1954 com o sabor tutti-frutti, pela Schincariol (mais tarde renomeada para Brasil Kirin).
Conheça as 3 melhores Tubaínas do Brasil: