Xote e baião no salão.
Luís Gonzaga Maria José Holanda. Essa frase é nome de uma música junina de autoria de Luís Gonzaga, uma das mais cantadas nesse período, é mágica, pois nos remete a uma época das festas de junho, quando se comemoram os santos da Igreja: Antônio, João e Pedro.
São João no Brasil é tempo de festa junina com noites frias, quentão, comilança, quermesses. ... Mas a noite de São João é bem diferente na Espanha, já que o mês de junho coincide com o início do verão e, então, a festa lembra mais o nosso famoso Réveillon na praia do que qualquer outra coisa.
Luiz Gonzaga do Nascimento (Exu, 13 de dezembro de 1912 – Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor e cantor brasileiro. Também conhecido como o Rei do Baião, foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira.
Resposta: A mulher e seu marido.
Na liderança do ranking, "Festa na roça", de Mario Zan e Palmeira, continua como a mais executada do segmento de Festa Junina.
Luiz Gonzaga Luiz Gonzaga foi o responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, levou o baião, o cote e o xaxado para todo o país.
"A musica é um elemento capaz de informar, expor ou explicitar as ações humanas, sua historia, existências, angústias e necessidades" (Madeira, 2008).
Diz a Bíblia que foi ele quem batizou Jesus. É o mais famoso dos três santos de junho, tanto que as festas juninas são conhecidas como festas joaninas ou festas de São João. É protetor dos casados e enfermos, protegendo contra dor de cabeça e de garganta.