O propósito da fenação é obter uma forragem desidratada de alta qualidade. Qualidade é a combinação das propriedades química, física e biológica que afetam o consumo, digestão e utilização da forragem.
São opções para produção de um feno de boa qualidade?
Para áreas de solo fértil, por exemplo o mais recomendado é a variedade BRS Tamani que é uma excelente alternativa para feno com alta produção e qualidade. Outras opções são o Aruana ou Massai que por serem forrageiras de médio porte, trazem um pouco mais de facilidade no manejo sem perder em qualidade.
O que deve ser observado durante o processo de fenação?
O processo de fenação consiste em propiciar a rápida desidratação da planta forrageira para obter um produto de bom valor nutritivo e baixo nível de perdas, com possibilidade de armazenamento por longo período. ... O clima é o principal fator limitante na produção de feno e exerce papel fundamen- tal no processo.
Quais os fatores que interferem no valor nutritivo do feno?
(2001) o valor nutritivo do feno é o resultado das inter-relações que ocorrem entre inúmeros fatores, sendo os mais importantes relacionados às plantas, ao processamento a campo e às condições de armazenamento. Este artigo será direcionado às condições climáticas, ao fator planta e ao manejo imposto à forragem.
Qual o processo de fenação?
O feno é um alimento volumoso preparado mediante o corte e desidratação de plantas forrageiras, num processo denominado de fenação. Resumindo, é o processo de desidratação que transforma a forragem verde, com 65-80% de umidade, em feno com 10 a 20% de umidade.
Quais características a planta deve apresentar para produzir um feno de boa qualidade Cite 3 exemplos de plantas que podem ser Fenadas?
Segundo Calcerley (1970),as principais caracterís- ticas de uma planta para produção de feno são a boa quantidade das folhas, a boa composição bromatológica, os talos finos e pequenos, a desidratação rápida após o corte, a grande capacidade de produção e a resistência a cortes frequentes.
Como saber se o feno e de boa qualidade?
De uma maneira geral, os lotes de feno com uma boa qualidade nutritiva apresentam as seguintes características:
Umidade adequada (seco) e homogênea;
Coloração esverdeada;
Maciez ao tato;
Alta proporção de folhas em relação às hastes;
Temperatura do fardo sempre fria (ambiente);
Quais são as etapas do processo de fenação?
Existem, basicamente, três etapas do processo de fenação:
Corte. O corte consiste em acoplar um trator ou, de forma manual, com uma roçadeira, separar a forragem do solo, ou seja, cortar a forrageira para que ela comece seu processo de secagem. ...
Espalhamento. ...
Enfardamento.
O que é o processo de fenação?
O feno é um alimento volumoso preparado mediante o corte e desidratação de plantas forrageiras, num processo denominado de fenação. Resumindo, é o processo de desidratação que transforma a forragem verde, com 65-80% de umidade, em feno com 10 a 20% de umidade.
Por que deve ser considerado um bom feno?
Para que seja considerado um bom feno ele deve ser proveniente de uma forragem cortada no momento adequado, com um processo de secagem bem feita, rápida sem a ocorrência de chuvas e proveniente de um solo adubado.
Quais são os melhores fenos?
Os melhores fenos são derivados de forrageiras que possuem mais folhas do que talos, como por exemplo, capim jaraguá, pangola, quicuio, estrela, coast-cross e rodes. A qualidade do feno pode ser analisada de acordo com os itens a seguir: Presença de componentes antinuticionais, como por exemplo, alcalóides.
Qual a velocidade de desidratação de um feno?
Uma das coisas mais importantes durante um procedimento de fenação é a velocidade de desidratação, sendo essencial para que haja a produção de um feno de boa qualidade.
Como é feita a viragem do feno?
Viragem: após o procedimento anterior, o material deve ser virado diversas vezes, facilitando deste modo a secagem do feno através da ação do vento e do sol; Enleiramento: caso o material não esteja seco ao fim do dia, são feitas as leiras, que no dia seguinte serão desfeitas.