o vai-volta – os vai-volta.
Obs.: nos compostos formados por duas palavras variáveis, se o segundo elemento limita ou determina o primeiro, indicando tipo ou finalidade, a variação ocorre somente no primeiro elemento: bananas-maçã salários-família.
b) No caso de compostos ligados por preposição, somente o primeiro elemento é flexionado. c) Em compostos cujo segundo elemento indica a finalidade, forma ou semelhança do primeiro, flexiona-se somente este.
Norma geral: nos substantivos compostos vão para o plural apenas as palavras que forem substantivo ou adjetivo, inclusive ambos juntos. Os demais, de forma geral, não variam. Exemplos: – O guarda-chuva, os guarda-chuvas (verbo + substantivo).
Trata-se do mesmo caso de situações-problema, horas-aula, vales-transporte, palavras-chave, atividades-fim, por exemplo, que também podem receber o plural nos dois elementos da composição: situações-problemas, horas-aulas, vales-transportes, palavras-chaves, atividades-fins.
[ Economia ] Papel com o valor representativo, determinado oficialmente para servir de moeda. ... Plural: papéis-moeda ou papéis-moedas.
Perceba que embora a palavra A GENTE escrita separadamente expresse uma ideia de plural (a ideia de nós) o verbo deve ser empregado no singular. ... Já a palavra AGENTE escrita junto, sem o espaço entre o A e o GENTE indica um profissional: o agente de turismo, o agente penitenciário, o agente secreto...
Varia apenas o segundo elemento nos compostos formados por palavra invariável + palavra variável, verbo + substantivo, grão (grã) + substantivo e os nomes de rezas: vice-diretores, quebra-molas, grã-duquesa, tico-ticos, ave-marias.
Regras dos Substantivos Compostos com Hífen