Varizes não comprometem gestação "De forma geral, as varizes não comprometem o processo de gestação. Elas podem causar complicações à mãe (flebite, varicorragia, úlceras) e apenas em situações extremas e muito raras colocariam em risco a vida do feto também.
Como evitar novos vasinhos nas pernas
Não é recomendado o uso de VARICELL® durante a gravidez ou aleitamento materno. VARICELL® pode apresentar interações com os seguintes medicamentos: Glicosídeos digitálicos com uso prolongado de sene podem aumentar a toxicidade dos digitálicos.
As varizes são dilatações das veias superficiais dos membros inferiores, que ocorrem por um mecanismo de aumento da pressão em seu interior. Na gestação, elas surgem devido à pressão do útero sobre a veia cava, aumento de peso, alteração gravitacional, alterações hormonais entre outros fatores.
As varizes na gravidez costumam aparecer mais frequentemente nos últimos 3 meses de gravidez, devido ao aumento do volume de sangue circulando no organismo, ao aumento do peso, às alterações hormonais e ao pressão do útero sobre as veias.
As varizes pélvicas normalmente não são perigosas, no entanto, existe um risco muito reduzido de formação de coágulos no interiores dessas veias, que podem ser transportados até ao pulmão e causar uma embolia pulmonar, uma situação bastante grave que deve ser tratada o mais rápido possível no hospital.
Um bom remédio natural para varizes e vasinhos nas pernas é aplicar uma compressa morna feita com folhas de couve porque elas moldam-se à perna de forma eficaz. Para fazer a compressa, aqueça as folhas de couve no micro-ondas durante alguns segundos e aplique em cima das varizes deixando agir até que ela esfrie.
As principais causas para o surgimento dos vasinhos nas pernas são: passar muito tempo em pé, histórico familiar, aumento de hormônios femininos (por medicamento ou gravidez) e traumas no local (como machucados, batidas, etc).
- Beba muita água: Água, sucos e chás são seus melhores amigos durante a gestação, pois são ótimos para ajudar na melhora da circulação do sangue. "Quanto menor a ingestão de água, maior a viscosidade do sangue. Além disso, a desidratação também favorece a queda da pressão arterial, ameaçando vários órgãos.
"Existem vários fatores que podem piorar as varizes. Os mais comuns são: sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool em excesso, obesidade, exercícios de alto impacto ou com grandes forças rotacionais e uso de hormônios", informa o angiologista Jayme Ramos.