Essas deverão recolher como as empresas de outros regimes tributários e aplicar 20% de INSS patronal sobre a folha de pagamento.
Como é feito o cálculo do INSS Empresa Simples Nacional?
Para cada faixa de receita bruta anual há uma alíquota diferente a ser paga. Depois de descobrir em qual anexo está a sua empresa, verifique o percentual da sua alíquota efetiva. Para descobrir o valor do imposto a pagar, basta multiplicar a tarifa pelo valor do faturamento mensal.
Quanto se paga de INSS em PJ?
11%
A alíquota do INSS para Pessoa Jurídica — ou seja, o valor a ser pago — é de 11% descontado sobre o pró-labore.
Quem paga CPP no Simples Nacional?
Quem opta pelo ingresso no regime do Simples Nacional passa a ter que recolher mensalmente impostos e contribuições devidos pelas microempresas e empresas de pequeno porte, tais como a Contribuição Patronal Previdenciária (CPP).
Como é feito o cálculo do INSS patronal?
O cálculo é feito aplicando a alíquota de 20% sobre a folha de pagamento de todos os funcionários da empresa, mesmo os avulsos, desde que tenham prestado algum serviço à empresa. A CPP também incide sobre o pró-labore do diretor da empresa, se houver.
Como calcular impostos de PJ?
De maneira ampla, no Simples Nacional o empreendedor PJ paga em 9,3% de impostos – sendo 6% do Simples (DARF única com impostos) e 3,3% do INSS. No Lucro Presumido, com um faturamento de até R$ 187.500,00 por trimestre, os impostos são de 11,33% da parte federal mais o ISS, que pode variar de 2% a 5%.
Qual percentual de INSS pago pela empresa?
20%
Valor pago pela empresa ao INSSEmpresas que estão sob o sistema do Lucro Real e Lucro Presumido devem contribuir com 20% sobre a quantia total dos valores pagos aos seus trabalhadores.
Para que serve o CPP do Simples Nacional?
O CPP, a Contribuição Patronal Previdenciária, é um dos impostos cobrados em guia única pelo Simples Nacional. Esse regime de simplificação tributária, tem como objetivo descomplicar a vida do micro e pequeno empresário. Ele permite que as empresas façam o pagamento de seus impostos em guia única.
Quais são as atividades do Anexo IV do Simples Nacional do INSS?
Já as atividades do anexo IV (alguns exemplos: serviços de vigilância, conservação, limpeza e advocatícios), são diferentes e recolhem como as empresas de regime normal, devendo aplicar 20% de INSS patronal sobre a folha de pagamento. Dessa forma, apenas as atividades relacionadas ao Anexo IV do Simples Nacional pagal INSS fora da DARF do Simples.
Quem paga o Simples Nacional?
Quem paga o simples Nacional tem que pagar INSS? As empresas enquadradas no Simples Nacional, em regra geral, recolhem o INSS Patronal dentro do DAS (Documentação de Arrecadação do Simples Nacional).
Qual a contribuição para o INSS?
A contribuição para o INSS tem caráter tributário e é uma determinação legal para todas as Pessoas Jurídicas. Isso significa que deixar de fazer o recolhimento pode levar a penalidades como multas, bloqueios de certidões e muitos outros problemas com a Receita Federal e outros órgãos do governo.
Quais são as atividades relacionadas ao Simples Nacional?
Dessa forma, apenas as atividades relacionadas ao Anexo IV do Simples Nacional pagal INSS fora da DARF do Simples. As empresas não optantes pelo Simples Nacional recolhem 31% de INSS sobre o valor do pró-labore, sendo: Recolhimento de 20% a parte Patronal.