2) Qual o papel da escriba naquela comunidade? Escrever a história da comunidade de Javé, com base nas histórias verídicas ou semelhante à verdade contada pelos moradores.
O escriba era o único que era capaz de escrever e transformar as histórias do povo num documento, um dossiê e assim as pessoas entenderam a importância de possuir o histórico, possuir provas escritas. ... A função social da escrita se torna clara no momento em que os moradores percebem a importância de registrar os fatos.
Na antiguidade, os escribas eram os profissionais que tinham a função de escrever textos, registrar dados numéricos, redigir leis, copiar e arquivar informações. Como poucas pessoas dominavam a arte da escrita, possuíam grande destaque social.
Trata-se de um produto cultural que possibilita uma série de análises a respeito da cultura, das estruturas de poder, dos arquivos e das identidades.
Os Escribas eram provenientes de famílias egípcias ricas e poderosas, havia todo um investimento para que aprendessem a ler e escrever para que pudessem dar conta de um pesado trabalho administrativo no Antigo Império Egípcio.
Javé é uma localidade fictícia, no sertão nordestino, que está prestes a ser inundada pela construção de uma hidrelétrica. Nesse trecho, Antonio Biá anota a história sobre o herói Indalécio. ... Ao escrever o texto, o autor sugere ao narrador algumas adaptações ao fato.
"Narradores de Javé" conta o caso dos moradores de um povoado fictício, prestes a ter de deixar o lugar por causa da construção de uma usina hidrelétrica. Para tentar evitar a inundação de Javé, eles decidem escrever sobre o lugar e torná-lo um patrimônio histórico a ser preservado.
Ao desempenhar o papel de escriba e pedir que os estudantes criem oralmente um texto, o docente trabalha o comportamento escritor, as diferenças entre a linguagem oral e a escrita e a importância de sempre revisar o que é produzido, individual ou coletivamente.
A única forma de evitar o alagamento de Javé seria provando que a cidade possui um patrimônio histórico. Após uma discussão inicial onde os moradores falam sobre o que seria e se, Javé teria um patrimônio histórico provado em documento cientifico, eles decidem escrever a história da cidade.