O atabaque tradicional é feito em madeira e aros de ferro que sustentam e esticam o couro. Nos terreiros de candomblé, os três atabaques utilizados são chamados de "rum", "rumpi" e "le". ... Os atabaques no candomblé são objetos sagrados e renovam anualmente esse axé.
O atabaque veio para o Brasil através dos negros africanos, que foram escravizados e trazidos para o país. Também se encontra em outros países, que herdaram tradições da música ritualística religiosa. ... O atabaque é usado para convocar as entidades, os Orixás, Nkisis e Voduns.
Termo genérico para vários tambores cônicos abertos e de membrana simples, sendo assim classificado como 211.251.1. No Brasil, similar à conga afro-cubana em suas formas e usos. A música com tambores é usada principalmente em danças de rituais e para chamar os deuses, induzindo possessões de espíritos. ...
A primeira definição de Macumba que se encontra em qualquer dicionário é de: antigo instrumento musical de percussão, espécie de reco-reco, de origem africana, que dá um som de rapa (rascante); e Macumbeiro é o tocador desse instrumento.
Por ser usado nos candomblés e pelos povos negros, o atabaque foi um instrumento discrimi- nado pela hierarquia da igreja católica do Brasil formada quase que exclusivamente de brancos. Foi acusado de instrumento de negro, de macumba, do demônio, de instrumento barulhento e que tira a concentração.
O nome se originou do termo árabe al-Tabaq, que significa "prato". Constitui-se de um tambor cilíndrico ou ligeiramente cônico, com uma das bocas coberta de couro de boi, veado ou bode. E Timbales O berimbau é um arco musical originado de outros arcos de regiões africanas com ocupação banto.
Os atabaques, são quase uma entidade na Umbanda, tamanho o respeito que temos por eles, são cobertos com pano branco, quando não estão sendo usados, e todos os médiuns fazem reverencia aos atabaques.
O Ogã – médium responsável pelo canto e pelo toque – ocupa um cargo de suma importância e de responsabilidade dentro dos rituais de Umbanda e Candomblé, como o conjunto de vozes e toques do atabaque, por exemplo.
No Maculelê tradicional todos os instrumentos eram feitos artesanalmente, e eram utilizados 3 atabaques (1 grave, 1 médio e 1 agudo), o Caxixi ou Ganzá (pequeno cesto de palha transado), e o Agogô (feito de ferro).
Em um grau maior de dificuldade e ousadia, pode-se dançar com facões em lugar de bastões, o que causa um bonito efeito visual pelas faíscas que saem a cada golpe. Esta dança é muito associada a outras manifestações culturais brasileiras, como a capoeira e o frevo.