A Otan é uma aliança político-militar entre Estados Unidos, Canadá e países europeus e serve, principalmente, para defesa coletiva dos Estados-membros.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é uma aliança militar internacional fundada em 1949. No contexto de sua fundação, ocorrida durante a Guerra Fria, seu objetivo era estabelecer um pacto militar entre os países do Tratado do Atlântico Norte contra o avanço da influência socialista.
O objetivo desse tratado era a segurança militar dos envolvidos, com a política da segurança coletiva e ajuda concomitante. ... Além dessa cooperação militar entre os países envolvidos na organização, a Otan foi criada, também, para contribuir com uma integração política europeia.
OTAN é a sigla para Organização do Tratado do Atlântico Norte, uma aliança político-militar criada no dia 4 de abril de 1949, durante a Guerra Fria, que reunia países ocidentais e capitalistas, liderados pelos Estados Unidos.
Organização do Tratado do Atlântico NortePaíses membros da OTAN.TipoAliança militarFundação4 de abril de 1949 (72 anos)SedeBruxelasMembros30 países[Expandir]
A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi criada durante a Guerra Fria e consiste em uma aliança intergovernamental militar entre os países do bloco capitalista. Essa organização tinha por objetivo principal que seus países membros fornecessem apoio e defesa militares uns aos outros.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) surgiu primeiro, em 1949, para lutar contra a expansão do comunismo e retaliar qualquer ataque soviético contra seus países-membros. A resposta da URSS veio em 1955 com o Pacto de Varsóvia, apoiado pelos países do bloco socialista e criado nos mesmos moldes da rival.
Objetivos iniciais da OTAN prover a Europa Ocidental de uma proteção norte-americana em relação à defesa, em função de um melhor aparelhamento de guerra por parte dos EUA e, ao mesmo tempo, dificultar a proliferação de armas nucleares entre os países europeus.
Os objetivos do Pacto de Varsóvia eram: a manutenção da presença militar soviética nos seus países satélites; estabelecer cooperação mútua entre os seus integrantes; e. contra-atacar caso houvesse algum ataque vindo de algum país da Otan contra algum integrante do pacto.