O Tratado de Não Proliferação Nuclear tem por objetivo evitar uma guerra nuclear e instaurar uma cooperação internacional para a utilização civil da energia nuclear.
O único país a se retirar do TNP foi a Coreia do Norte, também em 2003. Índia e Paquistão, que possuem armas nucleares, e Israel, que é suspeito de tê-las, nunca assinaram o tratado.
Um dos objetivos do governo, ao apoiar o TNP, é se credenciar para uma vaga no Conselho de Segurança da ONU (Nações Unidas). O Brasil, segundo o ministro Luiz Felipe Lampreia (Relações Exteriores), não assinava o acordo devido ao tratamento desigual aos países membros.
DECRETO No 2.864, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1998. Promulga o Tratado sobre a Não-Proliferação de Armas Nucleares, assinado em Londres, Moscou e Washington, em 1º de julho de 1968. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , no uso da atribuição que lhe confere o art.
Exemplos desses incluem o Tratado de Interdição Completa de Testes Nucleares, de 1996, e o Tratado sobre a Proibição Completa de Testes Nucleares, de 2017.
Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China — todos signatários do TNP — possuem 90% das armas nucleares, sendo o restante distribuído entre Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Norte.
O Japão, único país que já sofreu com a bomba atômica, também não assinou o pacto internacional e questiona a sua eficácia enquanto as potências nucleares não aderirem.
Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP) é um instrumento firmado em 1968 por uma série de nações, e em vigor desde março de 1970, e que visa impedir a proliferação da tecnologia utilizada na produção de armas nucleares, bem como realizar a promoção do desarmamento nuclear, encorajando apenas a utilização ...
O TNP vem sendo atacado por sua obsolescência, já que a proliferação nuclear seguiu e pouco foi feito em relação ao desarmamento. Índia, Paquistão e Coreia do Norte, por exemplo, são países que desenvolveram a bomba após sua adoção.
O Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), ligado à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), foi concluído em 1968, em um amplo esforço para conter a ameaça nuclear. ... Em 1967, o Brasil havia firmado o Tratado de Tlatelolco, que busca livrar a América Latina de armas nucleares.