O brincar heurístico foi desenvolvido tendo como um dos objetivos centrais, libertar a criatividade dos adultos em relação a tarefa de cuidar das crianças, tornando essa atividade muito mais estimulante e prazerosa. ... O brincar tem sua própria lógica. A repetição contínua desenvolve habilidades e novos conhecimentos.
Derivado da palavra grega eureca, que significa descoberta, o brincar heurístico pode ser definido como 'uma brincadeira de descobrir e explorar'. ... É o interesse pela forma com que os objetos por ela manipulados se comportam no espaço e suas descobertas consequentes, que incentivam as crianças a continuar explorando.
O brincar heurístico remete à ideia de descoberta, exploração, reconexão investigativa. O educador oferece materialidades pré-selecionadas, qualificadas, com características e tipologias diferentes (madeira, metal, bambu etc.).
A abordagem heurística do brincar surgiu na Inglaterra, Itália, Escócia e Espanha, em 1987, e colocada em prática por Elinor Goldschmied com um grupo de colaboradoras buscando uma abordagem que valoriza ao máximo a criança como centro da aprendizagem.
Então, o brincar heurístico suscita o descobrir por si, o desvendar por meio de explorações....Esse modo de brincar espontâneo, segundo Paulo Fochi, é dividido em três diferentes modalidades:
O foco do brincar aqui (jogo heurístico), está na descoberta e na manipulação de objetos naturais em grande quantidade, como: sementes, madeira, folhas secas, areia, bambu, texturas etc. A brincadeira deve ocorrer em liberdade e sem a intervenção do adulto, que simplesmente deve preparar o ambiente e observar.
Os brinquedos chamados heurísticos proporcionam à criança a possibilidade de explorar objetos simples do dia a dia de forma que possam ter a oportunidade de expandir suas ideias, sua criatividade, suas percepções sobre o mundo e suas sensações. Heurístico vem da palavra grega "eureca", que significa descoberta.
As fases do jogo heurístico Seleciona três tipos de materiais sensoriais diferentes e escolhe os recipientes mais adequados (três como mínimo para cada criança. Organizam-se vários pontos de jogo, de maneira que os materiais fiquem agrupados segundo suas qualidades.
Você já ouviu falar na abordagem Pikler? Desenvolvido pela médica húngara Emmi Pikler, o método se apoia em princípios que valorizam a atividade autônoma da criança, em momentos fundamentais da educação do bebê. ... Isso permite que a criança possa se desenvolver em seu próprio ritmo, sem ser apressada pelos pais.
Mas o que é o cesto de tesouros? É uma brincadeira exploratória, de descobertas, capaz de aguçar a curiosidade do bebê por meio da possibilidade de manipular materiais pré-selecionados por um adulto.