A psicometria é uma especialidade da psicologia dedicada à elaboração de testes e avaliações por meio de procedimentos altamente avançados. Ela se dedica ao estudo e desenvolvimento de conhecimentos estatísticos que possam, de alguma forma, traduzir os processos psicológicos.
A psicometria é uma área da Psicologia que alia o uso de métricas ao conhecimento psicológico. ... Assim, com a psicometria, é possível estabelecer medidas para o nível de inteligência, emotividade, sociabilidade, atenção concentrada, maturidade motora, criatividade, personalidade e diversas outras variáveis.
A psicometria é um ramo especializado da psicologia que se dedica ao estudo e elaboração dos testes de avaliação psicológica e ao desenvolvimento e aplicação dos conhecimentos estatísticos e de outros processos matemáticos à psicologia.
Historicamente, a psicometria tem suas origens na psicofísica dos psicólogos alemães Ernst Heinrich Weber e Gustav Fechner. O inglês Francis Galton também contri- buiu para o desenvolvimento da psicometria, criando tes- tes para medir processos mentais; inclusive, ele é consi- derado o criador da psicometria.
A normatização de um teste "diz respeito a padrões de como se deve interpretar um escore que o sujeito recebeu num teste" (PASQUALI, 2001, p. 143).
Os erros de medida presentes no processo de testagem são definidos em dois tipos: erros aleatórios, ligados às condições do momento da aplicação do teste e erros sistemáticos, atrelados às diferenças individuais dos examinandos.
A psicometria pode ser uma importante ferramenta para auxiliar as diferentes teorias no questionamento empírico de seus próprios construtos e objetos de investigação. Nessa linha de raciocínio, incorporar de fato a psicometria envolve questionar ad infinitum os próprios construtos e modelos da psicologia.
Basicamente, os testes psicológicos se dividem em dois tipos: psicométricos e projetivos, respectivamente são aqueles que fazem uso de medidas quantitativas, matemáticas para avaliar o sujeito, já o outro permite que a pessoa manifeste aspectos da sua história e de sua personalidade, mesmo que não perceba.
Francis Galton A história da psicologia mostra que a partir daí inicia-se a expansão dos testes de inteligência. Os primeiros trabalhos de psicometria foram realizados: pelo inglês Francis Galton (18); o americano J. M. Catell (18) e; o francês Alfred Binet (18).
Sua origem data de 1875, com Wundt, para quem o objeto de estudo da Psicologia seria a experiência imediata dos sujeitos. Influenciada pela característica das ciências do século XIX, o caráter inicial da ciência psicológica é positivista e racionalista.