Denominamos de artérias todos os vasos que levam o sangue do coração para outros tecidos e órgãos do corpo.
Questão 3. Sobre os vasos sanguíneos é INCORRETO afirmar que: a) Constituem uma ampla rede de tubos por onde circula o sangue, distribuídos por todo o corpo. b) Existem três tipos de vasos sanguíneos: as artérias, as veias e os vasos capilares.
Alternativa "c". As artérias são vasos sanguíneos que levam o sangue do coração para as outras partes do corpo. O vaso sanguíneo que apresenta válvulas para evitar o refluxo de sangue é chamado de: a) veia.
Artérias e arteríolas têm paredes musculares relativamente espessas, porque a pressão arterial nelas é alta e também porque precisam ajustar seu diâmetro para manter a pressão arterial e controlar o fluxo sanguíneo.
As veias e artérias de grande calibre, possuem válvulas que evitam o refluxo sanguíneo. Elas auxiliam que o sangue retorne ao coração, o que é muito importante em regiões distantes como as pernas.
O sangue chega ao coração pelas veias pulmonares e entra no átrio esquerdo. Passa para o ventrículo esquerdo e é bombeado pela artéria aorta para o resto do corpo.
Os vasos sanguíneos, responsáveis pelo transporte de sangue no organismo, podem ser divididos, conforme sua estrutura e função, em três tipos: artérias, veias e capilares. Os vasos sanguíneos, responsáveis pelo transporte de sangue por todo o organismo, podem ser divididos em três tipos: artérias, veias e capilares.
O sistema cardiovascular é formado pelo coração, artérias, veias e capilares, sendo esses três últimos denominados genericamente de vasos sanguíneos.
Os capilares sanguíneos são os vasos de menor calibre do sistema circulatório (de 5 a 10 μm). É neles que ocorre a troca gasosa entre o sangue e as células do corpo, bem como a entrega de nutrientes e a captação de excretas do metabolismo.
Enquanto as veias são mais finas e levam sangue do corpo para o coração, as artérias são mais espessas e saem do coração, levando sangue para o corpo. Os capilares, por sua vez, ligam as artérias às veias, realizando trocas gasosas entre o sangue e tecido.