Substantivo1EditarSingularPluralMasculino––FemininoantaantasComum aos dois géneros/gêneros––
O que quer dizer a palavra anta?
As antas são mamíferos que vivem em pântanos e em florestas perto de rios. Elas são parentes dos cavalos e dos rinocerontes. Existem três espécies de anta (também chamada de tapir) na América Central e na América do Sul. Uma quarta espécie vive no sudeste da Ásia.
Por que burro é considerado um xingamento?
Palavras associando o burro à estupidez e à ignorância começaram a aparecer no século 2: a expressão asinina cogitatio ("raciocínio de burro", em latim) fazia parte da obra de Lucius Apuleius, autor de O Asno de Ouro, sobre um homem que vira um asno.
Qual é a locomoção da anta?
A anta, também conhecida como tapir, é um animal solitário, que sai à procura de um parceiro apenas na época reprodutiva, emitindo alguns sons para localizá-lo. Quando assustada corre pela mata ou salta na água. É ágil em áreas abertas ou fechadas e ótima nadadora.
Qual é a alimentação da anta?
Este grande mamífero é um animal herbívoro, ou seja, se alimenta somente de vegetais. Seu cardápio é principalmente composto por frutos, além de folhas, gramíneas e brotos. ... A polpa das frutas que a anta consome é digerida, mas as sementes, não.
Qual é o significado da Anta?
A 500 anos atrás, ser chamado de 'Anta' era um elogio para os nativos brasileiros, exatamente o oposto de seu significado pejorativo de hoje em dia! A anta era, e ainda é, um animal considerado sagrado pelos nativos por várias razões:
Quais são os caminhos criados pelas antas?
Abre trilhas e caminhos na mata, que eram usadas pelos nativos, e muitas estradas brasileiras surgiram através dos caminhos criados pelas antas. A anta era tão importante, que até a nossa Via Láctea era conhecida pelos nativos como "caminho da anta", conforme mostra uma matéria do site Galeria do Meteorito.
Quais as espécies de Antas que vivem no Brasil?
Além das duas espécies que vivem no Brasil (anta-sul-americana e anta-pretinha), as antas também podem ser encontradas nos Andes (anta-da-montanha), na América Central (anta-centro-americana) e na Indonésia (anta-malaia). Infelizmente, por aqui, esses animais ainda são usados como um xingamento.